sábado, 10 de setembro de 2011

Manifestantes invadem Embaixada de Israel no Cairo

Um grupo de cerca de 30 manifestantes egípcios invadiu a Embaixada de Israel no Cairo na noite desta sexta-feira e jogou centenas de páginas de documentos oficiais de um dos escritórios pela janela.
Em Jerusalém, um oficial israelense confirmou a invasão, acrescentando que o grupo entrou em uma sala localizada em um dos primeiros andares. Testemunhas citadas pela agência oficial Mena disseram que os manifestantes invadiram uma sala reservada aos arquivos diplomáticos, no andar em que estão os escritórios da chancelaria

Foto: AFP
Manifestantes retiram bandeira de Israel do topo da embaixada
Um funcionário do aeroporto afirmou à AP que o embaixador israelense, Yitzhak Levanon, sua família e outros membros da instituição estavam aguardando no aeroporto de Cairo por um avião militar para deixar o país.
Segundo a agência de TV estatal, o ministro do Interior egípcio declarou estado de emergência no país depois da invasão, enquanto o primeiro-ministro Essam Sharaf convocou um gabinete para discutir a situação.
Os manifestantes puderam, pela segunda vez em um mês, alcançar o topo do prédio e arrancar a bandeira de Israel. Ativistas também entraram em choque com a polícia nos arredores da embaixada. Uma multidão também tentou atacar uma delegacia, mas foi afastada pelos agentes, que jogaram bombas de gás lacrimogênio. Carros policiais foram incendiados e destruídos.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o número de feridos nos choques, na noite de sexta-feira, entre manifestantes e forças de segurança nos arredores da Embaixada de Israel no Cairo aumentou para 837.
Além dos feridos, uma pessoa morreu após sofrer um ataque cardíaco durante os incidentes em frente à legação diplomática, onde centenas de manifestantes continuam concentrados neste sábado em meio a um forte desdobramento de segurança, embora já não haja enfrentamentos.
EUA e Israel
O presidente dos EUA, Barack Obama, assegurou ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de que o seu país está agindo "em todos os níveis" para resolver a situação no Egito.
Obama também afirmou, durante uma conversa telefônica, que os EUA estavam instando o governo egípcio a honrar com suas obrigações internacionais, entre elas, de manter a embaixada de Israel em segurança.
A Casa Branca informou que Obama expressou "grande preocupação" em relação à situação na embaixada e enfatizou que os EUA estão trabalhando para chegar a uma resolução sem o uso da violência.
Os dois líderes concordaram em manter contato até que a situação se normalize.


Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Nenhum comentário:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar