quarta-feira, 16 de julho de 2008

Polícia brasileira mata de novo por erro

No Brasil sucedem-se os casos em que a Polícia mata inocentes durante operações de captura de suspostos criminosos. Desta vez foi uma jovem de 20 anos que, por engano, foi baleada na cabeça quando guiava o automóvel em Porto Amazonas.
O estudante Diogo Soldi Schuhli, de 21 anos, sobrevivente de mais uma mal sucedida perseguição policial em Porto Amazonas, a cerca de 80 quilómetros de Curitiba (Brasil), na qual foi morta Rafaeli Ramos Lima, de 20 anos, contou que os dois polícias reconheceram na hora o erro que cometeram. "Um abriu a porta do carro (dentro do qual Rafaeli Lima estava inconsciente por ter levado um tiro na cabeça), olhou para o colega que estava ao lado e em pânico comentou: 'fizemos asneira'".
O governador do Paraná, Roberto Requião, também classificou o episódio como "rigorosamente injustificável, sejam quais forem as justificações". "A posição do Governo é de dureza. Os policiais deverão ser rigorosamente punidos e vão responder por tudo. Já estão afastados das funções e deverão receber uma punição exemplar que, ao mesmo tempo, possa funcionar como pedagógica", afirmou.
Os polícias Luis Gustavo Landmann, autor do disparo fatal, e Dioneti dos Santos Rodrigues estão detidos e foram ontem sujeitos a avaliação psicológica. "Também eles ficaram traumatizados pelo erro", afirma um colega.
Entretanto, o funeral de Rafaeli foi acompanhado por cerca de 300 pessoas e passou pelo local onde foi morta e em frente ao destacamento da Polícia Militar. Uma faixa dizia: "Um polícia incompetente tirou a vida de uma inocente". O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo José de Oliveira, disse que foi uma "ação individualizada", recordando que a corporação tem 18 mil agentes.
Fonte: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=968391

Nenhum comentário:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar