sexta-feira, 16 de março de 2012


SAAE orienta donos dos estabelecimentos comerciais a instalarem caixa de gordura


Por Luzete Nobre/ SAAE

A fim de diminuir o lançamento de objetos indevidos e resíduos nas redes coletoras de esgoto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE), iniciou em Janeiro um trabalho de mapeamento em alguns pontos comerciais da cidade, onde a ocorrência de entupimento da rede de esgoto era constante. Identificado esses pontos, o órgão iniciou a fase de testes, com a construção de uma caixa de gordura pré-moldada em um dos estabelecimentos da cidade.   

Concluída essa fase de teste, o SAAE iniciou este mês a construção de mais dez caixas de gordura em outros estabelecimentos comerciais da cidade. O chefe do setor de esgoto, Evidal Freitas, informou que o objetivo da caixa é reter a gordura antes de entrar na tubulação.“Com esse primeiro resultado vamos ampliar a construção das caixas para outros estabelecimentos”, disse Freitas, que lembrou aos comerciantes sobre a importância de ter uma caixa de gordura. “evitamos com isso as obstruções da rede coletora de esgoto e diretamente estamos contribuindo para a preservação do meio ambiente”, destacou Evidal.

 O empresário Aloísio Manoel (Batata), disse que antes de instalar a caixa de gordura no seu comércio, a cada 15 dias tinha que chamar a equipe do SAAE para desobstruir a rede. “Estou muito satisfeito com construção da caixa. Já estou há dois meses sem ter nenhum problema de entupimento na rede de esgoto”, informou o empresário. 

 O empresário “Papas”, como ele mesmo gosta de ser chamado é um bom exemplo de responsabilidade com o meio ambiente. Reformando seu estabelecimento na Rua Raul Alves, nos Arcos da Ponte, ele já instalou três caixas coletoras e afirma que sempre teve o cuidado de não despejar na tubulação resto de gordura e comida. “Nunca tive problemas de entupimento na rede de esgoto, pois sempre evitei jogar gordura e resto de comida na tubulação. E agora que estou voltando novamente para cá, tive a preocupação de colocar as caixas, porque sei dos problemas que isso pode me trazer”. Consciente, Papas alerta que não adianta só colocar as caixas de gordura. “Tem que realizar a manutenção, retirar a cesta e colocar os resíduos dentro de um saco e não jogar diretamente na tubulação de esgoto”, deixou a dica.  

Os donos dos estabelecimentos comerciais que estiverem interessados em saber como fazer a instalação da caixa de gordura, podem procurar o setor de esgoto do SAAE que fica localizado na Rua Alan Cardek, S/N°, vizinho ao Ministério do Trabalho, bairro Santo Antônio, Juazeiro – Bahia.

Nenhum comentário:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar