sexta-feira, 13 de junho de 2008

INFRAERO PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA COMUNIDADE AEROPORTUÁRIA ATUAR EM SITUAÇÕES DE EMERGENCIA

Segurança e prevenção







A Infraero preocupada com a prevenção de acidentes aeronáuticos, promove anualmente treinamentos para voluntários, C.V.E. , Corpo de Voluntários de Emergência, nos aeroportos administrados pela Infraero, em todo o País.
Os voluntários são capacitados e treinados para o atendimento de emergência pré-hospitalar (EPH), salvando vidas e encaminhando para atendimento médico especializado, nos acidentes aeronáuticos.

Treinamento em sala de aula com profissionais especializados e experientes, aulas práticas e simulação de incêndios em situações de abastecimentos de combustível, aeronaves, etc.
O treinamento com o exercício simulado de uma situação real, eleva a adrenalina no sangue dos voluntários, que agem como se o fato realmente estivesse acontecendo. - Parece realidade –disse um aluno do CVE.
Desta vez o CVE foi realizado no aeroporto Internacional de Petrolina,PE, cidade vizinha a Juazeiro, BA, iniciado no dia 02 de junho e concluído em 11 de junho (quarta-feira próxima passada). Após o treinamento, foram entregues os certificados de conclusão do curso, um PIN identificando o CVE, e logo após servido um farto coquetel.

O Sr. Antonio é o coordenador do CVE em Petrolina, em entrevista exclusiva para o nosso blogger disse que: “O CVE foi uma necessidade criada pela organização da aviação civil internacional, através do manual de serviço aeroportuário, ratificada pelo Ministério da Aeronáutica, para criar um corpo treinado para o atendimento de emergências aeronáuticas. Assim foi criado pela Infraero o CVE”.

Apesar de anualmente serem formados em todo o Brasil voluntários de Emergência, ainda assim não consegue atender à demanda dos aeroportos, pois na maioria dos casos os voluntários não permanecem no aeroporto.
“No CVE de hoje, atingimos o objetivo, pois a equipe estava muito motivada, entrosada, e os órgãos externos compareceram á medida do possível, e contamos neste ano com a participação de professores e alunos da UNIVASF”.

Participaram do curso a comunidade aeroportuária de Petrolina, SAMU, Empresas de Segurança, Bombeiros Militares, e o Capitão Genes Batista do 3º BPM e o TEM Diniz, do 9º GBM em juazeiro, Bahia.

O Sr. Bruno, funcionário da Oceanair, disse que é muito importante o CVE, pois dá uma noção do que pode acontecer num desastre aeronáutico, preparando o ceveano para o atendimento EPH, ajudando a salvar vidas.

O Capitão Cruz, do Corpo de Bombeiros de Petrolina e também Instrutor do CVE., disse que “- o CVE, é de grande valia, pois há uma dificuldade de se encontrar voluntários preparados para esse tipo de ocorrência, assim o CVE ajuda a suprir uma lacuna no voluntariado de emergência com pessoas capacitadas a ajudar no caso de acidentes aeronáuticos, auxiliando os bombeiros e profissionais de saúde”. Disse ainda “- cada CVE é único, pois são situações diferentes, considerando os dados técnicos de segurança para o procedimento de uma simulação de acidente”.

O coordenador e o Capitão Cruz, parabenizou os novos ceveanos pelo desempenho no curso, onde demonstraram espírito de equipe, profissionalismo e que realmente estão preparados para uma emergência.

O CVE tranqüiliza os passageiros e usuários do serviço aeroportuário, mantendo a preocupação em prevenir o pior.
Oramos para que nunca aconteça, porém, se infelizmente acontecer teremos pessoas responsáveis, solidárias e preparadas para o atendimento EPH.
Parabéns a todos os voluntários, parabéns Sr. Antonio, coordenador do CVE, parabéns Infraero.
Destaque especial para o Sr. Moises que trabalhou nos bastidores, para a realidade e efetivação do CVE. A ele a nossa gratidão! Valeu!

Por: Genes Batista – ceveano 2008

3 comentários:

aristoteles disse...

Farei o meu na próxima semana..
Tô muito feliz em poder me tornar um ceveano :D

Vanessa disse...

Hoje farei a conclusão com o simulado ..ansiosa para me tornar parte desse grupo.

Vanessa disse...

Hoje vou concluir o meu..ansiosa para o simulado..

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar