quinta-feira, 14 de maio de 2009

Policia Comunitária 1


Policia Comunitária.

Este tema já está muito debatido,mas quero falar um pouco sobre ele,analisando a prática da Policia Comunitária que está sendo aplicado no Bairro Piranga, na cidade de Juazeiro,Bahia, sob o nome de Projeto Paz nas comunidades, em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, e apoio de várias entidades e clubes de serviço.

Abordaremos diversas vezes o tema proposto, mas quero começar dizendo o que ele significa. Polícia Comunitária é uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social, tendo como base que tanto as instituições estatais, quanto à população local, devem trabalhar juntas na identificação, priorização e resolução de problemas que afetam a segurança pública, quais sejam: o crime, o medo do crime, a exclusão e a desigualdade social que acentuam os problemas relativos à criminalidade e dificultam o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A parceria com a comunidade,na construção de uma verdadeira rede social, é o elemento central da filosofia de Polícia Comunitária, que comporta e valoriza dois fatores, que freqüentemente são dissociados e desvalorizados pelas instituições de segurança pública e defesa social tradicional: a identificação e resolução de problemas sociais com a participação da comunidade e a prevenção criminal, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida à comunidade, garantindo a tranqüilidade às pessoas.

Desta forma, a comunidade tem o direito de participar das decisões sobre as prioridades das instituições de defesa social, e as estratégias de gestão, como contrapartida da sua obrigação de colaborar com o trabalho da polícia no controle da criminalidade e na preservação da ordem pública e defesa civil.

A proposta da polícia comunitária implica numa mudança de paradigma no modo de ser e estar a serviço da comunidade e, conseqüentemente, numa mudança de postura profissional perante o cidadão.

A filosofia de polícia comunitária é uma estratégia organizacional que deve ser conhecida e utilizada por todas as instituições que prestam serviço de defesa social e segurança pública à comunidade, que tem como objetivo promover uma cultura de paz social, tornando-se imprescindível à formação de profissionais de polícia no contexto desta filosofia.


Cap PM Genes Batista

Instrutor de Policia Comunitária , Especialista em Segurança Publica

...continua...

Nenhum comentário:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar