quinta-feira, 21 de maio de 2009

POLÍCIA PARA QUÊ? Policia Comunitária II

continuação...



Campanha de distribuição de cestas básicas para carentes- 4CIA/Comunitaria

Equipe de voluntarios


A IMPORTÂNCIA DA POLÍCIA

A importância da polícia pode ser resumida na célebre afirmativa de HONORÉ DE BALZAC: "os governos passam, as sociedades morrem, a polícia é eterna". Na verdade, não há sociedade nem Estado dissociados de polícia, pois, pelas suas próprias origens, ela emana da organização social, sendo essencial à sua manutenção.

Dessa forma, a sociedade como uma camera digital, filma tudo à sua volta, querendo uma nova sociedade, justa e igualitária, porém ela mesma não se define e procura alguém para descarregar sua frustações e ao mesmo tempo fugir de suas responsabilidades,e nada melhor do que acusar a policia de tudo que está errado. Dessa forma, os políticos continuam numa boa, não são cobrados quanto a uma Política Publica de Segurança, e o cidadão exime-se de sua responsabilidade e a PM paga por tudo!

O professor Maçarei ( MORAES - 1992, p. 24) define polícia "como a prática de todos os meios de ordem de segurança e de tranqüilidade pública. A polícia é um meio de conservação para a sociedade.".

O Desembargador Antônio de Paula "entende que a Polícia pode ser definida como a organização destinada a prevenir e reprimir delitos, garantindo assim a ordem pública, a liberdade e a segurança individual."

Afirma ser a Polícia a manifestação mais perfeita do poder público inerente ao Estado, cujo fim é assegurar a própria estabilidade e proteger a ordem social.

Portanto a Polícia precisa efetivamente cumprir o seu papel dentro de uma nova ordem social. O cidadão deve ter consciência e praticar a cidadania. Os políticos deveriam pelo menos canalisar as necessidades de paz social para uma politica publica efetiva de resultados.

Cap. PM-BA Genes Batista



Um comentário:

Unknown disse...

muito bom texto, realmente a policia sempre foi a massa de manobra para encobrir a corrupção que o país enfrenta, ta na hora de tudo isso ser mudado!!! acorda sociedade

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar