segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Secretário apresenta nova tabela salarial e faz entrega do livro “Símbolos Oficiais do Brasil”

Na manhã desta segunda-feira (27), gestores e vices da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro receberam com entusiasmo o anúncio da nova tabela salarial da categoria. Os números foram apresentados pelo secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, durante o segundo encontro do ano com os dirigentes escolares, que foi realizado no auditório da secretaria. Na ocasião, também foi entregue simbolicamente aos diretores, o livro “Símbolos Oficiais do Brasil”, que será utilizado para promoção da cidadania nas escolas municipais.

De acordo com o anúncio, o reajuste de 17,3%, aprovado em caráter de urgência pela Câmara Municipal no dia 16 de fevereiro, também beneficia os gestores e os Articuladores de Educação Tecnológica (cargo recém criado com o concurso público), que já ingressam na rede com novo salário. “O nosso aumento foi aprovado em tempo recorde e com apoio irrestrito do legislativo. Juazeiro sai na frente, tornando-se a primeira cidade da Bahia a realizar o feito este ano. Todos os educadores efetivos da rede estão sendo contemplados, inclusive os novos concursados. No meu entender, essa é mais uma prova clara de que esse governo decidiu mudar o município a partir da educação”, afirmou Clériston Andrade.

“Os 65% acumulados nos últimos três anos representam valorização, reconhecimento e compromisso com a classe”, acredita a gestora Katiane Soares, que está na liderança das Escolas Municipais Maria do Carmo Sá Nogueira, Passagem do Sargento e Bernadete Braga, localizadas na região do Alto Salitre. Durante o encontro, a dedicada diretora revelou que conseguiu realizar muitos sonhos, inclusive o de comprar a casa própria. “Nós esperamos tanto, passamos muito tempo com o salário desvalorizado, e só em 2009 nossa realidade começou a mudar. Sem dúvida, hoje o profissional da rede municipal trabalha feliz e tranqüilo, pois sabe que a educação de Juazeiro é prioridade”, afirmou.

Segundo Katiane o reconhecimento vai além e abraça toda equipe escolar. “Desde o porteiro, merendeira, auxiliar de serviços gerais, até os alunos - que são o grande foco de todo esse trabalho. Todos são valorizados. As minhas escolas, por exemplo, estão sendo reformadas, ampliadas e serão climatizadas. Sinceramente, nunca tinha visto nada parecido em 15 anos de trabalho no município. As escolas da zona rural, que ficam longe de tudo, possuem poucos alunos e séries multisseriadas agora têm o mesmo tratamento, e os alunos da sede e do interior as mesmas oportunidades”, avaliou emocionada.

Ainda sobre o reajuste, a diretora Adalgisa Maria Coelho, que trabalha no projeto Curaçá, afirmou ser um reflexo do que é vivenciado atualmente na rede. “São muitas melhorias, e o aumento é apenas um demonstrativo. Desde 2009, a Secretaria de Educação e o Governo Municipal vêm cumprindo bem seu papel. Estamos todos muito motivados e acredito que isso se reflete na melhoria da qualidade do ensino”, ponderou.

“Símbolos Oficiais do Brasil”

Todas as escolas do município receberão o livro “Símbolos Oficiais do Brasil”, que surgiu da necessidade de se fazer cumprir a Lei Nº 1785/2003 – que trata do ensino dos símbolos nacionais, estaduais e municipais. A SEDUC criou a cartilha, que será utilizada nas escolas como ferramenta pedagógica para o resgate nas crianças e adolescentes, do sentimento de pertencimento e de exercício da cidadania.

Segundo o autor do projeto, o vereador Mitonho Vargas, que participou da entrega simbólica do material nesta manhã, o livro promoverá a aplicação da lei aprovada. “Esse é um momento de alegria, pois tenho certeza de que o material será bem utilizado nas escolas públicas municipais. Agradeço ao apoio da secretaria, que dessa forma torna possível o resgate do respeito e amor pelos nossos símbolos pátrios”, disse o edil em forma de reconhecimento.

Os representantes escolares receberam bem a novidade. “Antes os alunos cantavam o hino nacional e da bandeira no início das aulas, e isso foi se perdendo com o tempo. Acho que essa será uma ótima oportunidade de resgatar o interesse do estudante e de despertar demonstrações de civilidade”, ponderou a diretora Adalgisa Coelho.

Assessoria de Comunicação - SEDUC

Nenhum comentário:

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar